Mais do que um exercício, um estilo de vida
A corrida de rua se tornou uma atividade muito popular em todo o mundo e, além de ser uma atividade física completa, proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
Se você ainda não faz parte dos milhões de corredores que existem, mas está pensando em começar a correr, o professor Athos Lima da LRun Assessoria Esportiva te ajudará em seus primeiros passos.
Por que começar a correr?
- Melhora da saúde cardiovascular: A corrida fortalece o coração, controla a pressão arterial e reduz o risco de doenças cardíacas.
- Perda de peso: Uma forma eficiente de queimar calorias, auxiliando na perda de peso.
- Fortalecimento muscular: Tonifica os músculos das pernas, glúteos e abdômen.
- Melhora da resistência física: Aumenta a capacidade do corporal de realizar atividades por períodos mais longos.
- Redução do estresse: A prática da corrida libera endorfina, hormônio do bem-estar, ajudando a combater o estresse e a ansiedade.
- Melhora do sono: A prática regular da corrida contribui para um sono mais profundo e reparador.
Como começar a correr?
- Consulte um médico: Para sua segurança é fundamental que você verifique se está apto a iniciar uma atividade física.
- Comece devagar: Tenha paciência. Inicie com caminhadas intercaladas com trotes curtos. Aumente gradualmente a duração e a intensidade dos treinos.
- Use roupas e calçados adequados: Utilize tênis adequados para corrida e use roupas confortáveis que permitam a transpiração.
- Escolha um local seguro: Cuidado!!! Opte por locais planos e com pouco tráfego, como parques ou pistas de atletismo.
- Hidrate-se: Beba bastante água antes, durante e após o treino.
- Alimente-se corretamente: Uma alimentação equilibrada fornece a energia necessária para a prática da corrida e te auxilia na busca de seus objetivos.
- Varie os treinos: Faça diferentes tipos de treinos, como intervalados, longos e leves, para evitar a monotonia, desafiar o corpo e se desenvolver fisicamente.
- Ouça o seu corpo: Perceba como você se sente logo após a corrida e nos dias seguintes. É importante conseguir distinguir dores musculares de uma lesão.
- Busque orientação: A orientação de um profissional de Educação Física auxilia no planejamento dos treinos, a execução técnica da corrida, além da definição e busca dos objetivos.
Dicas extras:
- Encontre um parceiro: Ter um parceiro de corrida pode ser importante para a motivação, principalmente naqueles dias em que estamos desanimados.
- Participe de corridas: Conheça os eventos da modalidade, acompanhe sua evolução e encontre milhares de pessoas que possuem interesses semelhantes ao seu.
- Seja paciente: Dsiciplina e persistência são muito importantes, não existe mágica, os resultados não aparecem da noite para o dia.
Começar a correr muitas vezes é um desafio, mas os benefícios alcançados para a nossa saúde e o bem-estar fazem tudo valer a pena. Com dedicação, planejamento e orientação você alcançará seus objetivos e terá uma vida mais saudável e ativa.
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e incentive-os a começar a correr também!
#corrida #saude #bemestar #exercíciosfísicos
Crédito Imagem: Fitsum Admasu/Unsplash